Recentemente estive em Roma, durante a primavera e, pude visitar mais uma vez aquele que é um dos jardins de rosa mais lindo que conheço: O Roseto de Roma Capitale!
Situado na Valle Murcia, perto do Circo Massimo, sua atual localização, o Roseto de Roma foi construído, em uma área de 10 mil metros quadrados, no início dos anos 50 onde antes era o cemitério da comunidade israelita de Roma, a qual cedeu o terreno a prefeitura para a construção desse jardim com algumas exigências. Dentre essas, pediram que nas duas entradas do local fossem colocadas duas estrelas com a incisão das tábuas das leis de Moisés, com os dez mandamentos escritos em ebraico e, que a realização dos caminhos que dividem os canteiros das rosas, tivesse a forma arquitetônica de um Menorah, o candelabro com sete braços.
A via da Valle Murcia que passa dentro do jardim, divide o mesmo em 2 partes, onde a parte mais baixa do terreno está dedicada a área onde se realiza anualmente o concurso para novas variedades de rosas e, a parte mais em alto, reservada a coleção de rosas com cerca de 1200 variedades botânicas antigas e modernas!
Anualmente o parque abre ao público, com entrada gratuita, no dia 21 de Abril ( dia do Natal de Roma) até o dia 17 de Junho de Domingo a Domingo com os horários que vai das 8:30 hr até as 19:30 hr. Durante esse período o único dia que o mesmo não é aberto ao público e o dia 20 de Maio, onde o jardim se prepara para a realização do concurso internacional Premio Roma. Concurso esse onde são apresentadas novos híbridos de rosas provenientes de várias partes do mundo.
Mais uma dica da cidade eterna que uma vez estando lá durante esse periodo específico do ano, você não pode deixar de visitar! Baci Baci gente linda!