Recentemente visitei a linda cidade de Anghiari. Esse lindo burgo medieval está localizado na região mais oriental da Toscana mais precisamente na província de Arezzo e bem perto da divisa com a região onde moro a Emilia-Romagna.
Essa foi a minha primeira visita a cidade e de cara me apaixonei. Imaginem casas de pedras, flores coloridas nas janelas, pessoas locais que conversam nas calçadas e, uma tranquilidade única. Agora soma tudo isso ao fato que essa é uma das cidades medievais que faz parte de um dos Burgos medievais mais lindos da Itália. Já está percebendo que realmente vale a pena ir visitar esse lugar né? Tenho certeza que a tentação vai ser grande para vocês quererem ficar um bom tempo por lá!
Ainda tive a sorte que durante o Domingo que estava lá, estava acontecendo uma festa medieval com as pessoas locais vestidas com roupas da época e um lindo jantar pelas ruas pitorescas do burgo. Tudo isso ao ar livre, com muita animação, ao ar fresco no final de uma tarde de verão, regados a um bom vinho toscano, obviamente!
O motivo da festa medieval? A benção aos corredores da corrida mais famosa da cidade o famoso Palio di Anghiari que aconteceu na quarta feira seguinte ao Domingo da Benção. Para você que ta ai se perguntando o que seja o Palio aqui vai a explicação: O Palio é uma competição entre os bairros de uma cidade ou entre as entidades territoriais que são próximos uns dos outros, geralmente jogado com cavalos ou outros animais. Há também corridas em que são executados com barcos e corridas que envolvem mais tipos de competições. Porém a de Anghiari é bem especial, essa é feita com pessoas correndo.
O Palio de Anghiari é um dos mais antigos da Toscana e acontece a cada 29 de Junho desde 1441! Esse Palio é o momento em que os locais, celebram a vitória das tropas florentinas e seus aliados sobre o Milanês Filippo Maria Visconti. A corrida começa no local onde aconteceu a batalha, a Majestade de Santa Maria da Vitória, até a praça do “Mercatale” (atualmente Piazza Baldaccio Bruni), correndo ao longo da estrada colinar chamada “La Croce”, ligado ao fato que esses foram os caminhos de São Francisco neste vale. Não é o máximo? Dá só uma olhada nas fotos e anota essa dica turística para a sua próxima viagem a Toscana. Baci Baci gente linda!
No Comments