E no posto de hoje irei falar de um dos meus endereços favoritos de gostosuras em Saint Tropez: La Tarte Tropézienne.
La Tarte Tropézienne, como o nome já diz, é uma torta típica de Saint Tropez feita com uma brioche coberta com açúcar e recheada por uma mistura de três cremes, de acordo com uma receita da casa da família do chefe de pastelaria Alexandre Micka. A receita é secreta e patenteada.
O criador da receita Alexandre Micka, cozinheiro chefe de pastelaria de origem polaca, chegou na Provence no início dos anos cinquenta.Uma vez ali decidiu abrir uma pâtisserie boulangerie em Saint-Tropez, onde começa a vender um doce brioche de acordo com uma receita trazida da Polónia e que pertencia a sua avó.
Em 1955, Roger Vadim filmava em Saint-Tropez o filme Et Dieu … créa la femme. E o Alexandre Micka foi contratado para levar o almoço para toda a equipe e atores do filme. Depois de apresentar a sua tarte(torta), Brigitte Bardot sugeriu que ele a chama-se de Tarte de Saint-Tropez. Começando com essa sugestão, o chefe de pastelaria optou pela Tarte Tropezienne, e imediatamente decidiu depositar a marca e a patente de fabricação.
Com o passar dos anos a tarte foi crescendo a sua fama e hoje em dia podemos encontrar várias pâtisserie-boulangeria da La Tarte Tropézienne em algumas cidades da França, como por exemplo: Paris, Nice, Sainte Maxime, Cagnes-Sur-Mer, etc.
Em Saint Tropez o restaurante La Table Tropézienne localizado na Place de Lices, em comemoração dos seus 60 anos foi recentemente reformado e reaberto com novas delícias no menu. Adora a varanda do primeiro andar com vista para a praça e o movimento da cidade. Costumo tomar café da manhã nela (especialmente nos dias que tem a feira na praça, as terças e Sábados pela manhã) ou mesmo fazer um lanche a tarde. Já se você quer apenas comprar algo e levar sem se sentar nas mesas pode comprar no térreo ou mesmo ir diretamente na outra loja que fica na Avenue Général Leclerc que fica próximo a placê de Lices. Ah, para terminar vos digo os meus doces preferidos de lá, além da tarde tropézienne: gosto da minis torta ao creme com morangos, da torta aos 3 chocolate, da brioche com creme de baunilha de Bourbon e confit damasco e pêssegos das baby trop etc. Vamos as fotos? Atenção: cuidado para não babarem na tela! Baci baci.
No Comments