Dicas de Viagem Gastronomia

A maravilhosa La Tarte Tropézienne em Saint Tropez

#latartetropezienne #sainttropez #delish #gastronomia #sweet

E no posto de hoje irei falar de um dos meus endereços favoritos de gostosuras em Saint Tropez: La Tarte Tropézienne.

La Tarte Tropézienne, como o nome já diz, é uma torta típica de Saint Tropez feita com uma brioche coberta com açúcar e recheada por uma mistura de três cremes, de acordo com uma receita da casa da família do chefe de pastelaria Alexandre Micka. A receita é secreta e  patenteada.

O criador da receita  Alexandre Micka, cozinheiro chefe de pastelaria de origem polaca, chegou na Provence no início dos anos cinquenta.Uma vez ali decidiu abrir uma pâtisserie boulangerie em Saint-Tropez, onde começa a vender um doce brioche de acordo com uma receita trazida da Polónia e que pertencia a sua avó.

Em 1955, Roger Vadim filmava em Saint-Tropez o filme Et Dieu … créa la femme. E o Alexandre Micka foi contratado para levar o almoço para toda a equipe e atores do filme. Depois de apresentar a sua tarte(torta), Brigitte Bardot sugeriu que ele a chama-se de Tarte de Saint-Tropez. Começando com essa sugestão, o chefe de pastelaria optou pela Tarte Tropezienne, e imediatamente decidiu depositar a marca e a patente de fabricação.

Com o passar dos anos a tarte foi crescendo a sua fama e hoje em dia podemos encontrar várias pâtisserie-boulangeria da La Tarte Tropézienne em algumas cidades da França, como por exemplo: Paris, Nice, Sainte Maxime, Cagnes-Sur-Mer, etc.

Em Saint Tropez o restaurante La Table Tropézienne localizado na Place de Lices, em comemoração dos seus 60 anos foi recentemente reformado e reaberto com novas delícias no menu. Adora a varanda do primeiro andar com vista para a praça e o movimento da cidade. Costumo tomar café da manhã nela (especialmente nos dias que tem a feira na praça, as terças e Sábados pela manhã) ou mesmo fazer um lanche a tarde. Já se você quer apenas comprar algo e levar sem se sentar nas mesas pode comprar no térreo ou mesmo ir diretamente na outra loja que fica na Avenue Général Leclerc que fica próximo a placê de Lices. Ah, para terminar vos digo os meus doces preferidos de lá, além da tarde tropézienne: gosto da minis torta ao creme com morangos, da torta aos 3 chocolate, da brioche com creme de baunilha de Bourbon e confit damasco e pêssegos das baby trop etc. Vamos as fotos? Atenção: cuidado para não babarem na tela! Baci baci.

La Trate Tropézienne na place de Lices em Saint Tropez e no primeiro andar tem o restaurante La Table Tropézienne que foi recentemente reformado.

Detalhes do primeiro andar do restaurante La Table Tropézienne onde tem a varandinha que adoro. Também servem almoço ta gente.

A minha sobremesa preferida: torta aos 3 chocolates! Love it!

OMG! Wow.

Delícias!

Eu e a varanda do La Table Tropézienne de Saint Tropez! Já estou com saudades.

Ah esse croissant, daqueles que faz o crac crac na boca. Amo!

Acompanhado de um cappuccino e um suco de laranja!

Café da manhã com vista para a placê de Lices e o seu mercado que acontece as Terças e Sábados pela manhã até 1 da tarde!

Detalhes da outra loja La Tarte Tropézienne, essa é para o take away. E olha ela ai: a famosa Tarte Tropézienne.

Impossível escolher apenas 1!

The baby Trop and the place de Lices: a must in Saint Tropez!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Translate »