Está vindo a Itália? É um amante da fotografia? Então você não pode deixar de visitar a exposição fotográfica do Helmut Newton pela primeira vez em Veneza na Casa dei Tre Oci! A exposição que inicia no dia 7 de Abril e vai até o dia 7 de Agosto de 2016 é intitulada: Helmut Newton Fotografie. White Women/ Sleepless Nights/ Big Nudes. São 200 imagens de Helmut Newton, um dos fotógrafos contemporâneos, mais importante e célebre.
A exposição, que tem como curador Matthias Harder ( da Helmut Newton Foundation) e o co-curador Denis Curti ( diretor artístico da casa dei Tre Oci) é organizada da Civita Tre Venezie em colaboração com a Helmut Newton Foundation, é fruto de um projeto iniciado em 2011 pela vontade de June Newton, viúva do fotógrafo. A mostra contém imagens de White Women de 1976, Sleepless Nights de 1978 e Big Nudes de 1981, os três primeiros livros do Newton publicados no final dos anos 70 e que são volumes hoje considerados legendários, são também os únicos totalmente curados pelo próprio Newton! Cada andar da casa Tre Oci é dedicado a um livro, assim no térreo temos algumas fotos do livro Sleepless Nights, no primeiro andar temos as imagens do Big Nudes e no segundo andar as imagens do White Women. São fotografias fruto de apenas 3 edições limitadas, Uma edição foi feita para girar o mundo com as exposições do autor, a outra é de propriedade da senhora June Newton e terceira é de propriedade da Fundação Helmut Newton em Berlin.
Pude visitar cada andar da mostra e apreciar as fotos de cada livro. Vale lembrar que Helmut Newton com o seu primeiro livro White Women introduz pela primeira vez o nudismo e o erotismo (a maioria das fotos de nudismo feminino), na fotografia de moda. A provocação lançada da Newton com a introdução de um nudismo radical na fotografia de moda foi depois seguida por muitos fotógrafos e registas e permanecerá como um simbolo da sua personal produção artística. Já no seu segundo livro o Sleepless Nights, são novamente as mulheres, seus físicos e suas roupas, protagonistas. Nesse caso porém Newton se aproxima a uma visão que transformam as imagens de fotografias de moda em retratos e de retratos em reportagens quase da cena de um crime. É um volume a caráter mais retrospectivo com fotos realizadas pra várias revistas ( Vogue entre elas) e é esse trabalho que define o seu estilo transformando-o em um verdadeiro Icon da Fashion Photography! Os sujeitos das fotos são geralmente modelos semi-nuas que vestem coletes ortopédicos, ou são montadas com celas de couro, além de manequins de plástico que são enlaçados em situações amorosas a seres humanos, que não são fotografados em estúdios, muitas vezes em atitudes provocadoras, sugerindo assim o uso da fotografia de moda como puro pretesto para realizar algo de totalmente diferente e muito pessoal. Já no seu terceiro livro, Big Nudes, Newton atinge o seu papel de protagonista na história da imagem da segunda metade do século 20. Com esse trabalho ele inaugura uma nova dimensão da fotografia humana: aquela das fotos gigantes que a partir desse momento entram nas galerias e museus do mundo.
Abaixo vocês podem conferir algumas fotos da exposição que fiz durante a minha visita ontem a casa dei Tre Oci onde tive a honra de ser guiada pelo curador e co-curador da exposição com explicações detalhadas da mesma (como por exemple descobri algumas curiosidades do Newton: ele era daltônico e sempre andava com 2 câmeras fotográficas, uma para fotografar em preto e branco e a outra a cores; ele também fazia as modelos calçarem saltos altos que tonificam a panturrilha das mesmas!). Como fotógrafa tive ontem mais um sonho realizado. Muito obrigada a Casa dei Tre Oci pelo convite e pela excelente receptividade. Chapeau!
No Comments