E finalmente, depois de mais de 13 anos, realizei o meu sonho de conhecer as famosas Cinque Terre, na região italiana da Liguria!
As Cinco Terras ( nome em português) são cinco vilarejos denominados (no sentido sul-norte) como: Riomaggire, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare que foram construídos nos topos das colinas em um terreno acidentado de frente para o mar mediterrâneo! São tão lindas que receberam da UNESCO o título de Patrimonio da Humanidade.
Uma boa maneira de conhecer as Cinque Terre é se hospedar na La Spezia, cidade vizinha a 5 terras e de lá pegar o trem (o trajeto completo parando em todas as terras leva-se em média 30 minutos entre La Spezia até a cidade de Levanto) ou o barco para visitar os 5 vilarejos. Para os apaixonados de trilhas e com tempo para visitar a região, pode-se fazer o percurso caminhando (ao todo são em média 11km e o terreno, como falei antes, é bastante irregular).
Os cinco vilarejos são pequenos e você pode tranquilamente conhecer eles em algumas horas utilizando o trem. Porém se você quer curtir melhor a região, com tempo para tirar várias fotos e tomar um aperitivo apreciando o panorama, aconselho ficarem hospedados por 2 noites. E a estação do ano melhor para ir, na minha opinião, vai durante a primavera até o final do verão, ou seja desde o final de Maio até o comecinho de Setembro. Lembre-se que as temperaturas durante os meses de Julho e Agosto são elevadas, portanto usem roupas leves, sapatos confortáveis porque você vai caminhar muito e subir e descer escadas e ladeiras e não se esqueçam de beber muita água para se hidratarem.
Escolhi um hotel perto da estação de trem e com estacionamento gratuito para os hospedes. Com apenas 10 minutos de caminhada apreciando uma parte do centro da cidade, chegamos a estação. Ali você encontrará um centro de informação turistica muito bem servido onde poderá comprar o 5 terre card que te dará direito de utilizar o trem ilimitado pagando um valor fixo no largo de 24 ou 48 horas e também da acesso a famosa Via dell”Amore e ao ônibus que nos leva da estação de Corniglia até a cidade, a qual é a mais alta e querendo ir a pé você terá que subir uns 365 degraus! Durante o verão, devido ao fluxo maior de turistas, aumentam a quantidade de trens e horários disponíveisdos mesmos. A primeira das 5 terre, Riomaggiore, dista apenas uns 8 minutos de trem. E como são cidades projetadas nas colinas, as linhas de trem entre elas passam por dentro de túneis. Então, não espere ter aquela visão panoramica durante a viagem, porém se quiser ver um pouquinho, sente-se na janela do lado esquerdo que, em alguns trechos os túneis possuem pequenas aberturas que da pra ver o mar.
Então seguindo a ordem das cidades partindo da La Spezia, descemos na primeira das terras a Riomaggiore. De lá inicia a famosa trilha do Amore ( via dell’Amore) que liga Riomaggiore até Manarola. Porém, devido a erosões recentes, parte dessa trilha ainda está fechada ao público.
O que falar dessa primeira das 5 terras? Extremamente linda! Com um porto minúsculo mas bem movimentado e várias escadas para você fazer aquela sua foto que vai para o porta retratos! Dá só uma olhada nas fotos e veja se não tenho razão que o lugar é mágico! Ah…e não para por aqui! Aguarde o próximo artigo para se apaixonar ainda mais pelas 5 Terras. Baci Baci.
2 Comments
Roseana
setembro 19, 2016 at 7:13 pmParabéns Simone! Bom gosto a toda prova! Fico feliz por vc!😍😘
Simone Amorim
setembro 19, 2016 at 7:27 pmMuito obrigada Rose. Faço com o maior carinho para divulgar as belezas que vejo pela Itália e mundo a fora. Bj 😘