Arte e fotografia Dicas de Viagem

O Jardim de Boboli em Florença!

boboli14

Estive em Florença essa semana e aproveitei para visitar 2 dos jardins dessa linda cidade que mais amo. O primeiro chama-se Jardim da Villa Bardini que já falei AQUI e o segundo que visitei é o maior e mais famoso da cidade: O jardim de Boboli!

Situado atrás do Palácio Pitti, esse jardim durante muitos anos,  foi o jardim da residência do Grande ducado da Toscana e por um curto período também foi a “casa” dos reis da itália! Uma das famílias que cuidaram desse jardim foi a família Medici. É dessa época que nasce o modelo de jardim italiano o qual foi exportado para várias outras cidades européias como por exemplo, serviu de inspiração para a construção do jardim do castelo de Versailles! O jardim de Boboli, além de possuir uma imensa área verde, são 45.000 metros quadrados, possui também diversas estátuas sejam antigas e renascentistas além de grutas, um anfiteatro, fontes e a linda Kaffeehaus (um pavilhão em estilo rococó de onde pode-se apreciar uma linda vista da cidade).

Escolhi essa época do ano, a primavera, porque ainda temos dias com temperaturas amenas e um arzinho fresco durante as longas caminhadas no terreno acidentado. Sim, caminha-se muito nesse jardim e, na minha opinião, achei pouco adequado para idosos e famílias com crianças pequenas! Detalhes a parte, o lugar é realmente lindo com vista maravilhosa da cidade e, no prato dell’Ulccellare podemos apreciar uma das poucas estátuas contemporâneas do jardim, obra de arte do famoso artista polonês Igor Mitoraj. Na entrada do anfiteatro podemos observar um obelisco egipciano, único de toda Toscana, com uma grande banheira gigantesca de granito cinzento da época romana. Poderia ficar horas escrevendo detalhes desse lindo jardim mas….as fotos falam por si só. Vamos as mesmas. Dependendo da época do ano os horários de abertura ao público variam; já o valor que paguei para visitar os 2 jardins foi de 10 euros(5 euros cada) o qual pode ser comprado em uma das entradas desses jardins onde também você pode adquirir um mapa gratuitamente e obter outras informações.  Baci Baci gente linda.

Entrada do jardim do Boboli ao lado do Forte Belvedere perto do Jardim da Villa Bardini.

O lindo Jardim do Boboli em Florença com detalhe para a parte posterior do Palácio Pitti, o anfiteatro e o Obelisco egipciano.

A beleza está espalhada por todos os lugares desse jardim.

A fonte do Netuno com a bacia de Netuno, daqui vêem recolhidas as águas que irrigam todo o jardim.

Detalhes do Netuno e logo atrás no ponto mais alto tem a estátua da Abundância.

Vista panorâmica do jardim.

O prato dell”Ulccellare com a escultura Tindaro Screpolato de 1998 do Igor Mitoraj

Por aqui as pessoas aproveitam os dias ainda com temperaturas agradáveis de primavera para curtir o sol.

Detalhes do Viottolone e a sua descida íngreme!

O portão do Isolotto.

Detalhe para os dois capricórnios no portão, que representavam simbolo de poder do grande Ducado da Toscana.

A fonte do Oceano.

A fonte do Oceano vista por outro ângulo com os limoeiros.

Detalhes desse lindo jardim perto da fonte do Oceano.

Voltando verso o palácio Pitti perto da porta Romana.

Detalhes do palácio Pitti e a vista do Duomo e do Palácio Vecchio de Florença. Não é lindo?

E voltamos ao anfiteatro com o seu Obelisco.

Alguém ai consegue me ver na frente da Kaffehaus?

Até a próxima lindo jardim de Boboli.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Translate »